Trabalho de Sociologia
Tema: Qual a importância desses veículos de massa?
Televisão
Musica
Internet
Cinema
Televisão
Televisão é entretenimento. Partindo dessa verdade, o telespectador procura uma programação que o mantenha atento diante da tela. Ele quer sentir emoções, sem pedir por elas. Ele quer se sentir informado, sem se sentir ignorante. Ele que aprender sem se sentir em uma escola.
A Televisão brasileira é uma excelente contadora de histórias. Tanto que faz sucesso mundial com as telenovelas. Ela não veio para substituir o rádio, cinema ou jornal, ela veio para ser um novo meio de comunicação que aprendeu com esses outros meios, já que seus profissionais, principalmente no início, vieram do rádio, jornal, teatro e cinema. E esse início é algo recente, pouco mais de 50 anos. Na maioria dos lares brasileiros o televisor ganha destaque principal na sala das residências, algumas possuem até a sala da TV. Os sofás e poltronas ficam voltados para o aparelho. Fenômenos como Roque Santeiro, da Rede Globo, fazem o país parar diante da TV, ou olhos perplexos de todo o mundo ao ver, ao vivo, aviões chocando-se contra as torres do World Trade Center, em 11 de setembro de 2001. A Televisão é formadora de opinião e de comportamento, aliando à velocidade da informação, o fascínio de suas imagens. O telespectador senta-se diante da tela da TV e acredita que o apresentador de um telejornal naquele momento está falando para ele. Nas palavras do jornalista Maurício Loureiro Gama, no início da TV: “No dia seguinte ao primeiro noticioso, Imagens do Dia, na Tupi de São Paulo, em 1950, fui abordado na Rua Marconi por uma senhora que reclamou que ele havia sido arrogante, não falara 'com ela', que estava sentada diante da Televisão fazendo um crochezinho”. A partir daí, Loureiro Gama passou a escrever suas notícias como se fosse uma conversa com alguém, 'uma peça de teatro'. Chateaubriand telefonou para cumprimentá-lo por ser o único que sabia falar na Televisão. Com a ajuda de uma telespectadora, Gama tinha descoberto a diferença entre as duas linguagens, a da tevê e a do rádio.
http://www.tudosobretv.com.br/educa/importancia.htm
Musica
A música é uma das mais antigas e valiosas formas de expressão da humanidade e está sempre presente na vida das pessoas. Antes de Cristo, na Índia, China, Egito e Grécia já existiam uma rica tradição musical. Na Antiguidade, filósofos gregos consideravam a música como “uma dádiva divina para o homem.”
Segundo historiadores, o fazer musical de uma forma ou de outra, sempre esteve presente nas sociedades, desde as mais primitivas até as atuais. Sem dúvida, o nível de complexidade musical se alterou com o passar do tempo, mas não perdeu a sua característica de reunir pessoas. Hoje se percebe que a música tem a capacidade de aglutinar crianças, jovens e adultos, para cantar, tocar um instrumento, ou ambas. Verifica-se que os jovens se identificam por um mesmo gênero musical, o que lhes dá e reforça a sensação de pertencerem a um grupo, de possuírem um mesmo conhecimento. Assim, podemos afirmar que a vivência musical faz parte do dia-a-dia do ser humano e é muito salutar para o desenvolvimento de trabalhos grupais e que a aprendizagem musical abre portas para outras informações.
http://www.escolapaulofreire.com.br/hpprof/valeria/importancia_musica.htm
Internet
A rede mundial de computadores interligados – internet – é uma maneira muito eficiente de se ter acesso a um grande número de informações de forma simultânea, dando oportunidade de se interagir com outras pessoas e se debater sobre assuntos relevantes. A internet facilita a resolução de problemas em comum sem que haja necessidade de se sair de casa para reunir-se em um mesmo lugar e hora, mas mesmo com essa vantagem ela não pode e não deve substituir o diálogo pessoal, face a face.A internet é uma ferramenta maravilhosa, porém nem sempre é usada corretamente e acaba trazendo conseqüências desagradáveis quando usada por pessoas inescrupulosas ou mal intencionadas que provocam grandes estragos em empresas e na vida de pessoas, por isso é preciso que se tenha responsabilidade para manipular uma ferramenta tão importante nos dias de hoje.
http://www.uniblog.com.br/ritaprodencio/271263/a-importancia-da-internet.html
Cinema
O cinema aparece no contexto do florescimento dos mass media, iniciado com a imprensa e posteriormente com a rádio. O cinema, ao reproduzir imagens e sons da realidade, materializa o aforismo "ver para crer" e ganha uma dimensão de veracidade, nunca antes experimentada, através de verossimilhança com o real ou dos fenômenos sensoriais de apreensão do real.
É neste contexto e com esta vantagem que o Poder e particularmente os regimes do início do século, usaram o cinema como elemento fulcral de propaganda de massas de que são exemplos os realizadores Eisenstein e Pudóvkin no regime comunista soviético de Estaline, ou Leni Riffenstall no III Reich de Adolf Hitler.
Do outro lado do Atlãntico, a iniciativa privada promovida pelo capitalismo americano faz sair das objectivas das máquinas de projetar um feixe de luz composto por estrelas, mitos, ilusões, que provocaram e direcionaram até hoje o imaginário, os valores, os anseios e os ideais de grande parte do público à escala planetária. Como refere Edgar Morin "as Estrelas de Cinema (...). Estas divindades, criaturas de sonho resultante do espetáculo cinematográfico (...) são seres que têm as propriedades simultaneamente do humano e do divino, análogas em certos aspectos aos heróis mitológicos ou aos deuses do Olimpo, suscitando o culto, mesmo uma espécie de religião".
http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=114&doc=8963&mid=2
Conclusão
A televisão tem o seu papel, que e muito importante. Todavia, a cada dia venho me decepcionado mais, porque ela abusa do poder, alienando os telespectadores.
Ela é importante até certo ponto. A partir desse ponto, que ela demonstra seus interesses partidários, ela é completamente desimportante.
A importância da música vai muito além de tudo o que vemos, é algo que nos faz bem internamente, que nos faz ficar contentes, ou lembrar algo que um dia nos deixou triste, por quais querem que sejam os motivos.
A importância da internet na sociedade também pode ser atribuída à inúmeras oportunidades que podem ser exploradas pela internet. Oportunidades como conhecer lugares virtualmente, fazer um curso à distância, trabalhar pela internet, conhecer empresas e pessoas, entre outras.
O fenômeno cinematográfico extravasa, assim, largamente, a sala de cinema, e a sua onipresença sente-se hoje na televisão e na publicidade. "As estrelas continuam a apadrinhar produtos de lingerie, cosméticos, concursos de beleza, competições desportivas, vendas de escritores, festas de caridade, eventualmente eleições: nos Estados Unidos, as estrelas intervêm ativamente nas campanhas políticas". Quando Edgar Morin escreveu o seu "Estrelas de Cinema", em 1972, não podia prever que Ronald Reagan, um ex-autor de cinema, viria a ser presidente dos EUA.
Outro aspecto que não pode ser negligenciado relaciona-se com o lugar de relevo que o cinema ocupa hoje na sociedade. De fato, aos jovens são propostas imagens em movimento que os cultivam, estimulam, interessam, impressionam, influenciam e condicionam. Hoje os jovens vêm mais imagens do que letras, e essas imagens têm por vezes mais peso do que a informação fornecida pela leitura.
Nomes: Cleide Antunes Nº07 2º1
Glaciele Macedo Nº16
Lais Fátima Nº19
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comentem!!!!!!!!!!